Secretaria do Meio Ambiente capacita garis e catadores de Coqueiro Seco

Prefeita Decele participou da capacitação

Coqueiro Seco dá os primeiros passos para promover uma mudança radical no conceito de limpeza urbana, gerando oportunidade de renda. “Muito se fala sobre os cuidados que devemos ter com o meio ambiente. Como diminuir as ações prejudiciais e como tentar recuperá-lo. Um dos pilares para o sucesso na recuperação do nosso meio ambiente é a coleta seletiva de lixo”, explica Redson Cavalcante, secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano.

Transformação
Este mês os garis e catadores coqueirenses receberam orientações de como a coleta seletiva auxilia na reciclagem de diversos tipos de materiais que ainda são descartados no aterro instalado no Pilar.

A bióloga coqueirense Núbia Lima mostrou que os materiais são separados por tipos (plástico, papel, vidro, metais, orgânico, etc), sendo, cada resíduo, destinado a um processo independente de reciclagem. “Estamos mostrando aos garis que o lixo tem valor. O projeto vai além da questão ambiental, porque confirmará que a coleta seletiva ajuda na defesa do meio ambiente e gera receita para as famílias envolvidas”, destaca a bióloga.

Apoio da Prefeitura
Redson e Núbia detalharam o projeto de criação da Cooperativa que será implantada no município, com o apoio da prefeitura. “Antes de iniciarmos o trabalho em regime de cooperativismo é importante que cada pessoa envolvida conheça os detalhes, porque sem a coleta seletiva não é possível reciclar o material que é recolhido pelo serviço de coleta de lixo urbano. A coleta seletiva ajuda a aumentar a conscientização da população em relação ao consumo sustentável e a preservação do meio ambiente. Por o outro lado os colaboradores são beneficiados com geração de renda, de forma organizada”, afirma a prefeita Decele.

Cooperativa
Em outubro, com o apoio do município, 12 catadores iniciarão uma nova fase, através da Cooperativa dos Catadores de Resíduos de Coqueiro Seco (COOPCOQ). Por determinação da prefeita Decele, Redson e Núbia estão capacitando garis e catadores e colaborando para agilizar o processo de regularização da cooperativa, que funcionará num galpão, no bairro Brasília. “Detalhamos todos os procedimentos, como as diferenças entre os resíduos e sua classificação, o que é uma cooperativa de reciclagem, a importância de ser um cooperado e a importância das cooperativas de reciclagem para a sociedade. O município está pronto para transformar lixo em dinheiro, através de ações ambientais corretas e contando com o apoio da sociedade, que será devidamente orientada”, disse a bióloga Núbia Lima, ao final da capacitação.

"Eu e todos aqui nunca tivemos esse tipo de orientação. A gente cata o lixo, separa e vende. Agora vamos ter acompanhamento e apoio", disse Marciana, uma das catadoras mais antigas de Coqueiro, que falou em nome dos colegas, reconhecendo a importância do novo projeto.