Portal da Transparência
Siga nossas redes sociais

Notícias

Secretaria de Saúde orienta estudantes coqueirenses sobre infecções sexualmente transmissíveis e sexo seguro

Os alunos da Escola Estadual Cônego Amando de Gusmão receberam, nesta quarta-feira, 5, orientações sobre infecções sexualmente transmissíveis e sexo seguro. “A dinâmica adotada foi excelente para integração dos alunos, já que ainda existe tabu em relação aos assuntos abordados”, explica a secretária Lidiane Lopes.

O Programa Saúde na Escola (PSE) tem a finalidade de contribuir para a formação integral dos estudantes da rede pública de educação básica por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde.

A proposta do projeto é realizar ações de promoção da saúde sexual e da saúde reprodutiva de adolescentes e jovens, articulando os setores de saúde e de educação. Com isso, espera-se contribuir para a redução da infecção pelo HIV/DST e dos índices de evasão escolar causada pela gravidez na adolescência (ou juvenil), na população de 10 a 24 anos.

TRABALHO EM PARCERIA
A atividade realizada nesta quarta-feira faz parte das ações do Dezembro Vermelho nas escolas de Coqueiro Seco. “Trabalhar os assuntos ligados às infecções sexualmente transmissíveis ainda é um tema que traz uma série de curiosidades e questionamentos. Levar conhecimento para esses jovens é deixá-los cientes de que o sexo seguro é a alternativa para evitar doenças”, destaca a secretária de Saúde.

A dinâmica adotada foi excelente para integração dos alunos, que receberam kits com preservativos e folders e assistiram palestras com a assistente social Giceli Vieira e a fisioterapeuta Bruna Alves, do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), Cleide Silvino, do Programa Saúde na Escola, Wadjane Resende, da Atenção Básica e Clarissa Roque, da Vigilância em Saúde.

mais notícias