Siga nossas redes sociais

Notícias

Representantes de Coqueiro Seco participam de encontro com administradores da Redesimples no Sebrae Alagoas

Equipe representou Coqueiro no evento do Sebrae
Equipe representou Coqueiro no evento do Sebrae

O Sebrae Alagoas realizou um encontro com administradores da Redesimples. O evento aconteceu no dia 15 deste mês e contou com a participação de técnicos que trabalham com licenciamento empresarial em 23 municípios alagoanos. Representaram Coqueiro Seco, Caio César e Monique Ariane, da Sala do Empreendedor, e Cleide Silvino, Elke Malu e Ivanilda de Oliveira, da equipe da Vigilância Sanitária.

No encontro os técnicos conheceram, em sua totalidade, todas as funcionalidades do Portal Facilita (www.facilita.al.gov.br). A Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesimples) contribuiu para a diminuição da burocracia na abertura e baixa de empresas.

Camila Nascimento, analista da Unidade de Políticas Públicas (UPP) do Sebrae em Alagoas, destacou que o encontro faz parte do Projeto Redesimples – Fase 3. “O encontro foi importante por justamente permitir essa interação dos municípios que podem compartilhar e sanar suas dúvidas de forma direta com a Junta Comercial e estreitarmos a relação do Sebrae com os municípios. Com isso, podemos acompanhar mais de perto os maiores gargalos na utilização do Portal. Outro ponto fundamental foi o fato de que eles puderam contribuir sugerindo melhorias para o Portal centradas no usuário”, concluiu Camila Nascimento.

Sobre o Portal Facilita

O Portal Facilita é incorporado à Redesimples e responsável por fazer a integração entre os dados cadastrais da Receita Federal e os diversos órgãos estaduais e municipais que participam do processo de abertura, alteração e baixa de empresas, disponibilizando um ambiente integrado, interativo e de fácil acesso para as micro e pequenas empresas.

Além disso, o Portal visa reduzir a informalidade e os custos sociais e econômicos trazidos por ela, aumentar a competitividade e produtividade das empresas alagoanas, fazendo com que a legislação municipal se adeque às leis federais que regulamentam a atividade empresarial.

Municípios e toda sociedade também saem ganhando com o Portal Facilita, já que, ao melhorar o ambiente empresarial, ele permite, indiretamente, a criação de empregos formais; o acesso do Microempreendedor Individual (MEI) à previdência social; o crescimento da produtividade aliada ao desenvolvimento sustentável e crescimento econômico.

Com informações da Agência Sebrae

Galeria de Fotos
mais notícias