Notícias
Representantes de Coqueiro Seco participam de encontro com administradores da Redesimples no Sebrae Alagoas

O Sebrae Alagoas realizou um encontro com administradores da Redesimples. O evento aconteceu no dia 15 deste mês e contou com a participação de técnicos que trabalham com licenciamento empresarial em 23 municípios alagoanos. Representaram Coqueiro Seco, Caio César e Monique Ariane, da Sala do Empreendedor, e Cleide Silvino, Elke Malu e Ivanilda de Oliveira, da equipe da Vigilância Sanitária.
No encontro os técnicos conheceram, em sua totalidade, todas as funcionalidades do Portal Facilita (www.facilita.al.gov.br). A Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesimples) contribuiu para a diminuição da burocracia na abertura e baixa de empresas.
Camila Nascimento, analista da Unidade de Políticas Públicas (UPP) do Sebrae em Alagoas, destacou que o encontro faz parte do Projeto Redesimples – Fase 3. “O encontro foi importante por justamente permitir essa interação dos municípios que podem compartilhar e sanar suas dúvidas de forma direta com a Junta Comercial e estreitarmos a relação do Sebrae com os municípios. Com isso, podemos acompanhar mais de perto os maiores gargalos na utilização do Portal. Outro ponto fundamental foi o fato de que eles puderam contribuir sugerindo melhorias para o Portal centradas no usuário”, concluiu Camila Nascimento.
Sobre o Portal Facilita
O Portal Facilita é incorporado à Redesimples e responsável por fazer a integração entre os dados cadastrais da Receita Federal e os diversos órgãos estaduais e municipais que participam do processo de abertura, alteração e baixa de empresas, disponibilizando um ambiente integrado, interativo e de fácil acesso para as micro e pequenas empresas.
Além disso, o Portal visa reduzir a informalidade e os custos sociais e econômicos trazidos por ela, aumentar a competitividade e produtividade das empresas alagoanas, fazendo com que a legislação municipal se adeque às leis federais que regulamentam a atividade empresarial.
Municípios e toda sociedade também saem ganhando com o Portal Facilita, já que, ao melhorar o ambiente empresarial, ele permite, indiretamente, a criação de empregos formais; o acesso do Microempreendedor Individual (MEI) à previdência social; o crescimento da produtividade aliada ao desenvolvimento sustentável e crescimento econômico.
Com informações da Agência Sebrae