Notícias
Projeto Mãe Bebê atende gestantes coqueirenses

O trabalho em parceria segue unindo esforços para garantir os melhores resultados para a comunidade coqueirense. A novidade, agora, é o projeto Mãe Bebê, desenvolvido pelas equipes do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e do Prog Crianca Feliz, ligados à Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social. Também faz parte da parceria a Secretaria de Saúde e o Bolsa Família.
O objetivo é humanizar e garantir acompanhamento mais frequente à mãe enquanto gestante e à criança, antes e depois do nascimento.
“Entre os objetivos está oferecer uma maior assistência e orientações em todo o período gestacional e após o parto assegure melhor comodidade e saúde à mãe, além de menor risco de complicações ou risco de óbito ao recém-nascido. O objetivo é desenvolver a confecção de peças para o enxoval e decoração do quarto da criança.A ideia é também fazer acompanhamento permanente do feto e, depois, do bebê, de modo que garanta melhor padrão de natalidade e melhor qualidade nos primeiros anos de vida”, destaca a secretária Alessandra Costa.

As gestantes
Ao longo da gestação, são programadas sete consultas médicas e três exames com imagens, para avaliações do bebê, incluindo a identificação. Também é prevista mobilização do NASF (Núcleo de Atenção à Saúde da Família), dos agentes de saúde e dos núcleos de convivência nos CRAS.
O programa estabelece a operacionalização de um sistema interligado entre os diversos órgãos envolvidos, para que a troca de informações. A projeção é de que esse conjunto de ações resulte em redução dos níveis de mortalidade infantil no município, o que será possível avaliar um ano após a implantação do novo sistema. “A meta é que a gestante consiga no seu posto de saúde a marcação de todos os exames e acompanhamentos médicos necessários. Para isso, as equipes das unidades de Saúde serão capacitadas para que o atendimento humanizado pretendido aconteça a partir de agora, explica a secretária da Saúde, Lidiane Lopes.

Mães e bebês
O primeiro encontro do grupo aconteceu no dia 23 deste mês e acontecerá todas as quartas-feiras. As gestantes vão aprender, durante o projeto, como confeccionar peças para o enxoval e decoração do quarto da criança. “Também teremos palestras referentes ao projeto, oferecendo, também serviços continuados de proteção básica através do CRAS”, enfatiza a secretária Alessandra.
