Prefeitura e BRK se reúnem para atualizar informações dos serviços em Coqueiro Seco

O diretor de operações da BRK, Wilson Bombo, e o gerente de Qualidade da Saúde, Segurança e Meio Ambiente, Felipe Lara, foram recebidos nesta quarta-feira, pela prefeita Decele Damaso, que convocou parte do secretariado municipal para que acompanhem, a partir de agora, as informações atualizadas da empresa para Coqueiro Seco e também para que deem sugestões para colaborar nas ações.

Os representantes da BRK, empresa que venceu o leilão de serviços de distribuição de água e esgotamento sanitário da região metropolitana de Maceió, detalharam sobre os estudos realizados para garantir água potável nas torneiras da população e todas as intervenções que serão feitas para que Coqueiro Seco seja a primeira cidade de Alagoas a ter sua área urbana 100% saneada.

A empresa assumiu a responsabilidade pela distribuição de água e coleta de esgoto, que antes eram de responsabilidade da Casal.

"Temos todos os estudos e projetos sobre o que será feito em Coqueiro Seco. Já realizamos algumas intervenções que têm melhorado o abastecimento de água, agora estamos acompanhando o processo de obtenção de licenças solicitadas junto ao Instituto do Meio Ambiente e do Iphan para avançarmos e iniciarmos as intervenções. Esse trâmite faz parte do processo de transformação e estamos em constante contato com os órgãos licenciadores para avançarmos”, explicou o diretor de operações da empresa.

“Participei de todas as reuniões da BRK com os municípios da região metropolitana. A partir desta primeira reunião com a BRK, aqui na cidade, nosso pessoal do município terá acompanhamento diário de cada ação ou nova informação. O importante é que os serviços sejam feitos e que a população seja informada para que não haja surpresa quando a BRK precisar fazer as intervenções no saneamento e fornecimento de água”, destacou a prefeita Decele.

Uma informação importante é que o município ainda não recebeu nenhum valor por parte da BRK. Nenhum município da região metropolitana recebeu recursos por conta de uma ação da Prefeitura de Maceió sobre a divisão dos valores. É uma questão burocrática entre a prefeitura da capital com o Governo de Alagoas que deve ser resolvida muito em breve.

Na reunião, a prefeita e secretários fizeram uma série de recomendações e sugestões aos representantes da BRK, que serão divulgas aos poucos, através dos canais de comunicação da Prefeitura. “O importante é que a água chegue nas torneiras, de boa qualidade e sem faltar. Que o esgotamento e saneamento sejam feitos de maneira correta. O município será parceiro no que for preciso”, confirmou a prefeita Decele Damaso.

Em Coqueiro Seco a BRK vai implantar três estações elevatórias, uma estação elevatória de água tratada, um reservatório com capacidade para 350 metros cúbicos de água, uma unidade de tratamento de esgoto, 380 metros de linha de recalque, 1.446 metros de redes coletoras, 1.306 ligações domiciliares de esgoto e 793 ligações domiciliares.