Prefeitura de Coqueiro Seco e Sebrae promovem curso básico de apicultura

Apicultores iniciantes e interessados em criar abelhas participaram, entre os dias 2 e 4 de março, no Telecentro, de um curso básico que ensinou técnicas para produção apícola com qualidade e produtividade.

A ação partiu da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano, Pesca e Agricultura de Coqueiro Seco, numa parceria com o Sebrae, que patrocinou o curso através da Efetiva Consultoria, empresa especializada. “Na busca pela qualificação e capacitação da nossa cadeia produtiva temos investido em cursos que orientam iniciantes e interessados em montar um negócio”, destacou a bióloga Núbia Lima, assessora técnica da secretaria.

No primeiro e segundo dias os 25 participantes receberam conhecimento teórico sobre o histórico da apicultura no Brasil, raças de abelhas, abelha africanizada, organização social das abelhas Apis melífera, biologia da abelha – castas e comunicação, indumentárias apícolas, equipamentos apícolas, colmeia langstroth – medidas padronizadas, habitação das Abelhas, captura de enxames, formação e instalação de apiários, técnicas de manejo apícolas, sanidade apícola, produtos das abelhas, plantas de interesse apícola e aspectos para comercialização dos produtos apícolas. No terceiro dia foi só prática.

Por determinação da prefeita Decele Damaso estamos montando o projeto para a criação de uma associação mista, com apicultores, marisqueiras, pescadores e agricultores. A ideia de juntar essas profissões vai garantir uma assistência maior a todos eles”, diz o secretário Redson Cavalcante.

Nestes três dias de curso conseguimos passar conceitos básicos de apicultura para a melhoria do processo de produção resultado. Essa parceria certamente será de grande valia para esse pessoal”, disse Cristian Cavalcante, zootecnista da Efetiva Consultoria e Consultor do Sebrae.

Posso resumir dizendo que o curso foi maravilho e bastante instrutivo para todos nós”, disse Alberto Tenório, iniciante na atividade de apicultura.

Conhecimento nuca é demais. Esse curso foi uma ótima oportunidade para adquirir novos conhecimentos”, destacou Walter Silva, que já trabalha com apicultura.

Agradeço demais pela experiência. Muito valioso, o curso. Tudo o que o instrutor falou na teoria nós podemos constatar na prática, na reserva do Cadoz. Realmente valeu a pena fazer o curso”, afirmou Flavio Cristiano, iniciante na apicultura.

Todos os participantes receberam certificado pelo Sebrae.