Prefeitura de Coqueiro Seco celebra o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo

O autismo afeta uma em cada 100 crianças em todo o mundo, informa a Organização Mundial de Saúde (OMS) no Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, comemorado nesta terça-feira (2). A data foi criada em 2007 pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de difundir informações sobre essa condição do neurodesenvolvimento humano e reduzir o preconceito que cerca as pessoas afetadas pelo Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O TEA é caracterizado por dificuldades na comunicação e interação social, podendo envolver outras questões como comportamentos repetitivos, interesses restritos, problemas em lidar com estímulos sensoriais excessivos (som alto, cheiro forte, multidões), dificuldade de aprendizagem e adoção de rotinas muito específicas.
.
É importante destacar o trabalho realizado na rede de educação municipal de Coqueiro Seco, onde desde 2017 a gestão trabalha fortemente a Educação Inclusiva.

O entendimento da educação na inclusão atua sob quatro pilares: aprender a conhecer, fazer, viver juntos e ser. Entender que a educação é direito, e como direito é comum a todos.

E é por isso que podemos afirmar com propriedade que lugar de Autista, é onde ele quiser estar!
.
Em Coqueiro Seco, temos de fato uma Educação que integra, acolhe e avança !