Notícias
Prefeita leva secretários e Universidade para reunião com marisqueiras no Cadoz

“Imagine quando esse pessoal tiver as condições necessárias para produzir mais, com equipamentos adequados e um amplo local para armazenar o pescado”.
A frase é da prefeita Decele Damaso, que esta semana levou representantes de quatro secretarias e estudantes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), para uma reunião com as marisqueiras do Cadoz.

No encontro o secretário Redson Cavalcante, do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, explicou as vantagens da padronização do serviço, que trará mais comodidade para os pescadores e marisqueiras. “A prefeita Decele já definiu que os pescadores e marisqueiras do Cadoz estão na relação das prioridades para 2019. O mais importante é que o objetivo da prefeitura é oferecer instrumentos que melhorem o desempenho na pesca num ambiente mais amplo, sem prejuízo para eles e o meio ambiente”, destaca Redson.
Já o pessoal da Secretaria de Assistência Social tem o papel de garantir o apoio necessário às famílias de pescadores e marisqueiras. “Da nossa parte eles já têm o apoio que precisam. Mas é importante que cada família saiba da responsabilidade de nos manter informados, para que os beneficiários dos programas federais, a exemplo do Bolsa Família, não tenham problema”, explicou a secretária Alessandra Costa.

O engenheiro agrônomo Jakson Cavalcante, da Secretaria da Agricultura, Pesca e Aquicultura, falou sobre a coleta da casca do sururu e massunim. “Esse pessoal já foi muito enganado no passado, mas eu, como coqueirense neste projeto encabeçado pela prefeita Decele, posso afirmar que a transformação está em andamento. Com as marisqueiras nossa secretaria, em parceria com a Infraestrutura, vai passar a coletar as cascas do sururu e massunim, que serão utilizadas na construção civil, na agricultura e na produção de design, neste caso através da parceria com a Universidade Federal de Alagoas”, explica Jakson.

Nesta ação a primeira transformação será a colocação de um contêiner onde serão despejadas as cascas dos mariscos.
Através da parceria e do envolvimento entre as secretarias e a Universidade Federal de Alagoas a prefeita Decele Damaso espera oferecer condições adequadas e incrementar a renda dos pescadores e marisqueiras. “Aqui no Cadoz a estrada até o Centro, que era um antigo sonho, já é realidade. A escola e o posto de saúde estão atendendo dentro da normalidade e o pessoal da Assistência Social tem mantido o contato permanente. Agora chegou a hora do município fazer sua parte e garantir as melhores condições para ampliar a produção e a geração de renda. Com o apoio da Ufal haverá uma nova oportunidade de negócio, que também impulsionará o turismo por aqui”, disse a prefeita.
Também estiveram na reunião representantes da Secretaria de Infraestrutura e alunos do curso de design, da Ufal.