Prefeita Decele participa do lançamento do programa Escola do Turismo, que beneficiará a população de Coqueiro Seco

A prefeita Decele Dâmaso e a secretária Municipal do Turismo, Betânia Barros, participaram, nesta quarta-feira, em solenidade no Palácio República dos Palmares, do lançamento do programa Escola de Turismo, que visa promover a capacitação de mão de obra para atuar em várias áreas da cadeia turística nos 28 municípios polos.

“Mais uma conquista para Coqueiro. E ainda mais importante porque os cursos serão ministrados na nossa cidade. Me orgulha, como gestora, ser parceira de um governo que pensa nas pessoas”, vibra a prefeita.

Durante a solenidade, o governador e a secretária de Estado do Turismo, Bárbara Braga, assinaram os termos de fomento ao turismo com as instâncias de governança das regiões Caatinga e do Agreste. Foram assinados também os convênios com o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e o Sindicato Empresarial de Hospedagens e Alimentação do Estado de Alagoas, entidades parceiras responsáveis pela execução dos cursos.

De acordo com o trade turístico, serão necessários, nos próximos dois anos, 50 mil empregos para o setor de turismo e nós, tomando essa iniciativa. “Estamos buscando parceiros sérios, responsáveis que tenham know how em formação e capacitação. Estamos felizes porque o setor turístico será determinante para nós promovermos mais igualdade social e para cada vez mais o nosso estado avançar economicamente”, observou Paulo Dantas.

Inicialmente, serão ofertadas 11 mil vagas por todo o estado, qualificando com cursos gratuitos para milhares de pessoas que buscam a certificação para uma primeira oportunidade de emprego ou para quem já trabalha e busca uma nova posição no mercado. Segundo a secretária Bárbara Braga, essas 11 mil vagas representam a demanda reprimida de 2022, mas que em 2023 esse número já chega entre 50 e 55 mil pessoas. “Mão de obra qualificada é um dos maiores gargalos para o desenvolvimento do turismo do estado, e é nisto que estamos investindo”, afirma a secretária. “Na verdade é o maior programa de capacitação do governo na área de turismo e estaremos iniciando os cursos presenciais na sexta-feira, durante o início do projeto Alagoas Trabalhando, contemplando o município de Piranhas”, explicou Bárbara.

Com aulas presenciais ministradas pelo Senac e Sindicato de Empresarial de Hospedagem e Alimentação de Alagoas, o programa Escola do Turismo busca qualificar a mão de obra do setor, com cursos gratuitos nas áreas de hotelaria, restaurantes, atendimento ao público, empreendedorismo, apoio à complementares, gestão de negócios, políticas públicas, entre outras.

“Um programa muito importante para o nosso município porque vai ofertar, de forma gratuita, a capacitação e qualificação da nossa mão de obra, num momento onde nosso município está em alta com o surgimento de novos empreendimentos”, destaca a secretária Betânia Barros.