Portal da Transparência
Siga nossas redes sociais

Notícias

Prefeita Decele e presidente do Iphan assinam ordem de serviço para obra de restauração da Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens

Prefeita Decele assinando a ordem de serviço para o restauro
Prefeita Decele assinando a ordem de serviço para o restauro

Única no estilo Barroco Rococó do Estado e 8º Patrimônio Isolado Tombado de Alagoas, a Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens será totalmente restaurada.

Nesta segunda-feira, 17, a prefeita Decele Damaso assinou a ordem de serviço para o início das obras, que serão executadas pela Construtora RC Restauração e Construção. Os trabalhos devem começar dentro de 15 dias e durar cerca de dois anos. Durante a obra as missas serão realizadas na Igreja de São Pedro, que pertence à Colônia de Pescadores Z3.

A presidente nacional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Kátia Bogéa, parabenizou a gestão atual pelos esforços e profissionalismo que garantiram a revalidação do projeto, que contempla o restauro de toda parte estrutural e dos elementos artísticos integrados. "A igreja foi reconhecida e tombada como patrimônio. Ela faz parte da história da arte sacra do Brasil. É um momento muito simbólico e importante e nós temos a obrigação e o dever de protegê-lo. O Iphan, em parceria com a Prefeitura de Coqueiro Seco, fez todos os esforços para elaborar o projeto para conseguir a liberação dos recursos. A igreja realmente precisa. É um tesouro inestimável do qual não podemos descuidar em hipótese alguma", destacou a presidente do Iphan, após autorizar a ordem de serviço para o início da obra.

O projeto
O arquiteto Mario Aloísio, superintendente estadual do Iphan, lembrou que o projeto de restauro foi iniciado em 2010, mas não houve avanço por conta da falta de projeto técnico e acompanhamento do município e do Governo do Estado. Ele também destacou uma imagem rara, de São José, na qual o Menino Jesus não está em seus braços, mas em pé, em tamanho natural.

O Monsenhor José Augusto destacou a importância da igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens para os católicos e lembrou a passem de Dom Pedro II por Coqueiro Seco. “A Arquidiocese tem em seu território tesouros imensos e aqui está um deles. Estamos felizes porque é um sonho não só da comunidade local, mas de toda nossa arquidiocese, de toda a igreja, para que nós possamos devolver a beleza e também dar a comunidade a oportunidade de experimentar o seu patrimônio de forma integral", destacou o Monsenhor

Parceiro
Euclides Mello representou o senador Fernando Collor, que teve papel importante na liberação dos recursos. "A recuperação do patrimônio religioso, cultural e histórico de Alagoas é muito importante. O senador Fernando Collor tem um amor muito grande por Coqueiro Seco. Aqui frequentou muitas missas, viabilizou a troca dos bancos da igreja antes mesmo da restauração acontecer e trabalhou, junto com o pessoal do município, para que os recursos fossem liberados pelo Iphan", destacou Euclides.

Equipe competente
O projeto de restauro da igreja foi iniciado em 2010, mas não houve interesse e ficou praticamente perdido. Foi retomado na gestão da prefeita Decele Damaso, que esteve em Brasília para confirmar o interesse do município em retomar o projeto. “Logo em janeiro de 2017, no início desta gestão, procuramos o Iphan para tomar conhecimento da possível existência de projetos. Foi aí que descobrimos esse projeto, iniciado em 2010, mas que estava arquivado porque os recursos haviam sido devolvidos por motivos técnicos. Solicitamos a cópia e trabalhamos tecnicamente com o Iphan. A prefeitura contratou uma profissional especialista para trabalhar neste projeto, que precisava de uma readequação, mas sem perder a origem. Com o aval e acompanhamento da prefeita Decele, nós da Cultura, em parceria com a assessora técnica da nossa Secretaria de Turismo, Betânia Barros, batalhamos muito, com afinco e profissionalismo para chegar a esse momento marcante e extremamente representativo”, explica Jô Rodrigues.

Missão cumprida
Emocionada, diante de uma igreja lotada, a prefeita Decele Damaso agradeceu o esforço da equipe coqueirense e disse que a obra de restauro representa o reconhecimento da gestão com o cuidar das pessoas. “Nós só chegamos aqui porque tivemos o apoio de todos vocês da comunidade. Vocês sabem que a prefeita não pode caminhar só. Vocês sabem que eu tive que lutar muito para chegar até aqui. Essas lágrimas são de alegria, porque cuidar é a coisa que mais me deixa alegre. O que a gente quer é exatamente a comunidade voltando para contribuir com o poder público. A nossa parte a gente não vai abrir mão de fazer, mas sempre dentro da legalidade e das prioridades nós vamos estar aqui para fazer o melhor. Só tenho que agradecer a Deus por este momento”, comemorou a prefeita.

Galeria de Fotos
mais notícias