Peregrinos de 9 estados conhecem as belezas de Coqueiro Seco

Ah, como é bom receber gente que gosta de viajar pela vida à procura de lugares que encantam pela beleza natural, pela história e pela cultura de cada pedacinho de chão. E alagoas não poderia ficar de fora desse roteiro. A bucólica cidade de Coqueiro Seco tem tudo isso e mais a gastronomia do bairro Cadoz, margeado pela laguna Mandau.

Nesta quinta-feira um grupo de 23 peregrinos (e alagoanos e representantes de 9 estados) chegaram à cidade. Foram recebidos pela Filarmônica Professor Francisco Pedrosa e saíram pelas ruas ao som de marchinhas. Foram recebidos para um café da manhã, na residência da prefeita Decele Damaso e seguiram pelas ruas, ao som da boa música.

Na Igreja Matriz, Nossa Senhora Mãe dos Homes, construída no século XVIII e tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), voltaram ao tempo com o conjunto de imagens em madeira talhada de estilo predominantemente Rococó, com esculturas do século XVIII.

De lá foram à escola Mércia Silvana de Almeida, onde presentearam os alunos com livros, material didático e kits de higiene pessoal. Os estudantes retribuíram com a encenação de peça teatral.

“Uma satisfação recebe-los, mais uma vez. Retomamos esse roteiro em 2017. Fruto dos investimentos da gestão recebemos os peregrinos duas vezes ao ano. Agora foi um grupo de brasileiros e no segundo semestre estamos prontos para receber os peregrinos estrangeiros”, destacou Betânia Barros, secretária Municipal de Turismo.

O Caminho Lagunar começa por Santa Luzia do Norte, cidade que faz divisa com Coqueiro Seco. O grupo também foi ao tradicional banho do Brhoma, seguindo para almoço no povoado Riacho Velho, margeado pela laguna Manguaba e finalizando a caminhada na Barra de São Miguel.

“Um lugar maravilhoso. Todos os anos trazemos peregrinos que se encantam com esse pedaço de chão abençoado, de uma riqueza cultural impressionante”, destacou Dona Vera, que participa da organização dos grupos.

Prefeita Decele, com a Mestra Lucimar, patrimônio vivo, e as representantes do pastoril, chegança e baianas, representando a cultura local

“Uma felicidade enorme recebê-los aqui. Uma terra de gente simples, mas de muita arte, cultura e musicalidade. Coqueiro está no Mapa Brasileiro do Turismo. Para os que ainda não conhecem este maravilho lugar, pesquisem, mas não deixem de vir”, convidou a prefeita Decele. Estiveram em Coqueiro peregrinos de Alagoas (3), Bahia (4), Distrito Federal (2), Mato Grosso (2), Minas Gerais (2), Paraíba (4), Rio Grande do Sul (2), Sergipe (2) e Tocantins (2).