Portal da Transparência
Siga nossas redes sociais

Notícias

Pastoril, dança do Bumba Meu Boi e concerto musical abrem a 2ª edição do Agosto Cultural em Coqueiro

Pastoril foi um dos destaques da abertura
Pastoril foi um dos destaques da abertura

Até o dia 22 de agosto Coqueiro Seco respira cultura. Em parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura, várias ações fazem parte da programação do projeto Agosto Cultural em Coqueiro Seco - AL, 2018.

A abertura aconteceu neste sábado, com apresentação do Pastoril Nossa Senhora Mãe dos Homens, o grupo de dança da Escola Pedro de Carvalho e o concerto da Banda Filarmônica Professor Francisco Pedrosa, que deu um show com o giro de folguedo pelas ruas da cidade.

VALORIZAÇÃO DA CULTURA
A proposta do projeto Agosto Cultural, iniciado no ano passado, é incentivar, valorizar e divulgar a cultura coqueirense, introduzindo a cultura popular em sala de aula para que haja a preservação da memória cultural no município.

Para Nayran Lima, assessor Municipal de Cultura, não existe outro caminho que não seja pela educação. “A proposta é promover a interação entre estudantes e população para que tenhamos a preservação da memória cultural. O Agosto Cultural já faz parte do calendário oficial de eventos da cidade, inclusive com ações em outras localidades. É importante deixar claro que tudo só está sendo possível porque temos uma prefeita comprometida com a política pública de cultura do município, preservando a memória cultural coqueirense”, explica Nayran, que também coordena os grupos folclóricos do município.

REALIZAÇÃO
O Agosto Cultural é um projeto realizado pelas secretarias da Cultura, Educação, Saúde e Trabalho e Assistência Social. Um dos principais objetivos é introduzir, na sala de aula, a importância da preservação da cultura popular, resgatando e divulgando os grupos folclóricos, o folguedo na escola, no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), assim como o giro de folguedo na comunidade, através de oficinas permanentes.

AS AÇÕES
Durante 14 dias de programação haverá apresentações de grupos folclóricos nas escolas, nas unidades de saúde, no Centro de Referência Social e em espaços públicos. Também haverá oficinas com Mestres da Cultura Popular nas unidades escolares e no Centro de Referência Social.

HOMENAGENS EM COQUEIRO
No dia 22 a coqueirense Mestra Lucimar Alves será diplomada com o Registro do Patrimônio Vivo de Alagoas. O título também será concedido ao Mestre Deda, poeta e repentista que orgulha o município de Viçosa. “Fazer cultura é ter o sentimento. Aqui em Coqueiro Seco temos história, arte e cultura que estão sendo resgatadas e valorizadas”, destaca Jeane Moura, secretária da Educação.

PARCERIA DO PROJETO
São parceiros do projeto a Secretaria de Estado da Cultura, a Associação Musical Professor Francisco Pedrosa e os Folguedos Populares de Coqueiro.

Outras informações pelo site www.meucoqueirotem.com.br.

População prestigiou abertura do Agosto Cultural
População prestigiou abertura do Agosto Cultural
Galeria de Fotos
mais notícias
Acesso Rápido