Outubro Rosa mobiliza e orienta as mulheres coqueirenses

O cuidar bem das pessoas é uma marca da gestão atual. Neste mês a campanha Outubro Rosa, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde, mobilizou todas as secretarias e ganhou a aprovação da sociedade coqueirense, que compareceu às unidades de saúde e aos eventos de rua, como a caminhada realizada nesta quarta-feira.

As equipes de Saúde da família e do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf) promoveram a maior interação já vista em Coqueiro Seco, envolvendo todos os setores do Poder público e a população, que respondeu com um SIM maiúsculo a cada chamamento.

PROGRAMAÇÃO DO BEM
Durante todo o mês de outubro as equipes apresentaram palestras presenciais e com vídeos, abordando os temas mais relevantes para a saúde da mulher, como o câncer de mama e câncer de colo de útero.

Também foi abordada a preocupação com o autoexame, com explicações práticas de como realiza-lo e em que período fazer as consultas. "As mulheres coqueirenses já sabem que, para quem não tem histórico na família, o exame deve ser feito apenas uma vez ao ano. Para quem tem diagnóstico na família, o ideal é fazer a cada seis meses”, explica Wadjane Bittencourt, coordenadora da Atenção Básica.

DEPOIMENTOS REAIS
Entre os momentos mais emocionantes do Outubro Rosa, em Coqueiro, estão os depoimentos de pessoas que tiveram câncer e disseram como foi a descoberta e como foi a condução do tratamento. "Um dos aspectos mais importante foi a presença da população, tanto nas unidades de saúde, quanto nas ações de rua", destaca a coordenadora da Atenção Básica.

Na programação também houve a distribuição de brindes e sorteios dentro das unidades de saúde, mas sempre com o foco na orientação e prevenção dos pacientes. “A Secretaria de Saúde de Coqueiro Seco, através das equipes de Saúde da Família e o Núcleo de Apoio da Saúde da Família, promoveu durante todo o mês de outubro ações chamando a atenção dos usuários de saúde para a prevenção dos cânceres de mama e útero. Foram momentos de orientações e da troca de informações. A intenção também foi chamar a atenção do público masculino para os temas abordados. Nesta quarta fizemos uma caminhada pelas ruas da cidade o resultado foi maravilhoso”, agradeceu a secretária Lidiane Lopes.