Orgulho coqueirense na arte: Seu Armando é agraciado com o Prêmio Selma Brito

Seu Armando festejado por Nayran, Edjane, Juliana, Betânia, Arthur e Thiago

O artesão Armando da Silva Oliveira foi um dos 20 agraciados na 4ª edição do Prêmio Selma Brito, que reconhece, incentiva e homenageia talentos da cultura alagoana.

O evento aconteceu na noite desta quarta-feira, 17, no Museu da Imagem e do Som de Alagoas (Misa), em Maceió.

O Prêmio contou com a presença de artistas, técnicos, produtores e gestores culturais, que foram escolhidos minuciosamente entre os duzentos nomes indicados por uma comissão formada por atores, atrizes, comunicadores, músicos, artistas visuais, poetas e produtores.

ORGULHO PARA COQUEIRO
Ele tem 64 anos de uma vida dedicada à arte. Por ter nascido antes de Coqueiro Seco ser emancipado, Seu Armando é natural de Anadia, mas chegou em Coqueiro com 30 anos de idade. Ou seja: mais da metade da vida em solo coqueirense, ao lado da esposa Quitéria Simplício e dos três filhos, que lhes deram seis netos.

O COMEÇO
Seu Armando
Iniciou nas artes observando seu tio a fazer chapéus e cestas. Ele aprendeu a confeccionar carrinhos e brinquedos de madeira, peças que fazem parte da cultura popular nordestina, presentes nas brincadeiras de maior parte das crianças das cidades e vilarejos rurais dos estados do Nordeste brasileiro.

Já como artesão começou trabalhando com o vime, fabricando chapéus e cestos, conforme seus primeiros ensinamentos, passando o manuseio com a "tala" de dendê e de titara (palmeiras encontradas nas restingas e reservas de mata atlântica da região). Aperfeiçoou suas técnicas incorporando a fibra da bananeira, diversificando as fontes de matéria prima na natureza.

PRIMEIROS CLIENTES
Em 1998 trabalhou por um ano no Polo industrial de Marechal Deodoro, que lhe rendeu a oportunidade de conseguir seus primeiros clientes. As encomendas eram produzidas nas horas vagas.

APOIO DA PREFEITURA
Com suas obras todas originadas de recursos naturais de origem vegetal, como fibras, cipós, madeiras rústicas, palhas, bambu (tratados), caule do coqueiro transformadas em peças artesanais de concepção utilitária e decorativa, vem recebendo a atenção e orientação da administração comandada pela prefeita Decele Damaso, gestora preocupada com a sustentabilidade de sua atividade.

Através das secretarias municipais de Meio Ambiente, Cultura e Turismo, Seu Armando vem recebendo noções de boas práticas ambientais, de criatividade baseada na identidade cultural do município de Coqueiro Seco, fortalecendo do aspecto econômico, desde a promoção e divulgação de seus produtos, como do incremento profissional com sua transformação em um MEI - Micro Empresário Individual.

Parabéns, Seu Armando!