Notícias
“O Encontro das Culturas” é o tema da 5ª edição do Agosto Cultural em Coqueiro Seco

ANOTE AÍ NA SUA AGENDA: dias 21 e 22 pegue a pipoca, garanta um lugar no sofá e curta o talento cultural produzido em Coqueiro Seco.
A Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com as secretarias de Educação, Saúde, Trabalho e Assistência Social - CRAS, Coordenação dos Folguedos Populares e Associação Musical Professor Francisco Pedrosa apresentam a 5ª edição do projeto Agosto Cultural, que neste ano vai apresentar “O ENCONTRO DAS CULTURAS.
Por conta da pandemia do Coronavírus as apresentações serão online. “Não há como dizer que a pandemia trouxe nada de bom, mas é real que provocou mudanças no comportamento das pessoas e nos formatos de comunicação, através das redes sociais. Com isso tivemos que nos reinventar no ambiente virtual para continuar fomentando a cultura e os artistas locais’, destaca Nayran Lima, assessor técnico da Secretaria de Cultura.
Desde 2017
Até a pandemia o projeto vinha sendo desenvolvido nas escolas da rede municipal, no CRAS, nas Unidades de Saúde e espaços públicos de forma presencial. No ano passado, considerando o advento pandêmico da Covid-19, se reinventou no ambiente virtual, através de TBTS e Lives. “Sendo o mês de agosto emblemático para a cultura popular, mesmo em tempos difíceis de pandemia, o projeto foi reinventado, oportunizando a continuidade das suas edições, garantindo que o mês em referência, marcado por datas comemorativas importantes na cultura brasileira, transmita o fortalecimento das manifestações culturais da cultura local”, explica Jô Rodrigues, secretária de Cultura.
O objetivo geral do projeto é de incentivar, valorizar, divulgar a cultura popular local e fomentar os artistas da terra. “Coqueiro Seco é um celeiro de talentos. Um lugar belo, culturalmente rico na arte e na musicalidade. O Agosto Cultural abriu portas e chamou a atenção de Alagoas para o que temos aqui. Espero que todos curtam muito de suas casas”, vibra a prefeita Decele Dâmaso.
Objetivos específicos do projeto, são:
- Registrar os elementos da cultura do Município;
- Divulgar os grupos folclóricos local através de apresentações nas comunidades e nos intercâmbios culturais;
- Reorganização dos grupos tradicionais da cultura local;
- Divulgar a cultura popular nas escolas do município através de oficinas e apresentações dos folguedos no ambiente escolar;
- Desenvolver ações que favoreçam o reconhecimento cultural do Município;
- Mostrar de forma prática a verdadeira identidade cultural de Coqueiro Seco;
- Celebrar a cultura local através de apresentações artísticas;
- Conhecer as características da cultura local como um mecanismo de divulgação e afirmação de seus valores perante a sociedade;
- Promover a formação de novos grupos folclóricos a partir da sala de aula, estimulados através das ações desenvolvidas pelo referido projeto;
- Difundir as ações da Secretaria Municipal de Cultura numa ação conjunta com a Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos, Trabalho, Mulher e Cidadania, através do Centro de Referência de Assistência Social – Cras e a Secretaria municipal de Saúde, na direção da educação patrimonial;
- Fortalecer a atuação dos folguedos, reaproximando os mestres da sociedade coqueirense e dos artistas da terra;
- Promover a formação de novos grupos folclóricos a partir da sala de aula, estimulados através das ações desenvolvidas.