Notícias
Ministro do Turismo vem a Coqueiro Seco para entregar, totalmente restaurada, a única igreja em Alagoas no estilo Barroco Rococó

A Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens, construída no século XVII, pelo Português José Cabral, está totalmente restaurada e será reaberta à comunidade de Coqueiro Seco na próxima segunda-feira, com as presenças do Ministro do Turismo, Gilson Machado Neto e de Larissa Peixoto, presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN)
Única em Alagoas no estilo Barroco Rococó e 8º Patrimônio Isolado Tombado no Estado, a igreja passou por quatro etapas até a conclusão do cuidadoso processo de restauração, que contou com o acompanhamento e presença in loco de representantes do Iphan. “Ah se estas paredes pudessem falar, de certo elas diriam aquilo que o mais profundo sentido do ato de restaurar pode significar: a luta de um povo que deseja viver o que nos diz a Sagrada Escritura: ‘A alegria do Senhor é a vossa fortaleza!’ (Ne 8,10c)”, enfatizou o padre José Daniel.

MISSÃO CUMPRIDA
O projeto de restauro foi iniciado em 2010, mas não houve avanço por conta da falta de projeto técnico e acompanhamento do município. Foi retomado na gestão da prefeita Decele Damaso, que esteve em Brasília para confirmar o interesse em retomar e concluir o projeto. “Logo em janeiro de 2017, no início desta gestão, procuramos o Iphan para tomar conhecimento da possível existência de projetos. Foi aí que descobrimos esse projeto, iniciado em 2010, mas que estava arquivado porque os recursos haviam sido devolvidos por motivos técnicos. Solicitamos a cópia e trabalhamos tecnicamente com o Iphan. A prefeitura contratou uma profissional especialista para trabalhar neste projeto, que precisava de uma readequação, mas sem perder a origem. Com o aval e acompanhamento da prefeita Decele, nós da Cultura, em parceria com a assessora técnica da nossa Secretaria de Turismo, Betânia Barros, batalhamos muito, com afinco e profissionalismo para chegar a esse momento marcante e extremamente representativo”, explica a secretária Municipal da Cultura, Jô Rodrigues.

GRATIDÃO
A obra de restauro representa o reconhecimento da gestão com o cuidar das pessoas. “O que a gente quer é exatamente a comunidade voltando para contribuir com o poder público. A nossa parte a gente fez como prioridade. É um sonho como gestora, que compartilho com toda equipe, com a comunidade católica, os superintendentes do Iphan no Estado, Mario Aloísio, Sandro Gama e Melissa Mota, os presidentes do Iphan, Katia Bogea e Larissa Peixoto, uma gratidão enorme ao Marx Beltrão, decisivo e fundamental quando Ministro do Turismo e deputado federal e meu reconhecimento ao senador Fernando Collor, que abriu as portas do seu gabinete para que tivéssemos todo apoio necessário para chegarmos a esse dia que será um marco para o município”, vibra a prefeita Decele Damaso.

IMPORTÂNCIA
O Monsenhor José Augusto destacou a importância da igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens para os católicos e lembra a passagem de Dom Pedro II por Coqueiro Seco. “A Arquidiocese tem em seu território tesouros imensos e aqui está um deles. Estamos felizes porque é um sonho não só da comunidade local, mas de toda nossa arquidiocese, de toda a igreja, para que nós possamos devolver a beleza e também dar a comunidade a oportunidade de experimentar o seu patrimônio de forma integral", destacou o Monsenhor.
HISTÓRIA
A Igreja de Nossa Senhora é tombada pelo IPHAN nos termos do Decreto-Lei Federal nº 25/1937, com recomendações dadas pelo Parecer de Tombamento aprovado pelo Conselho Consultivo à restauração de seus elementos artísticos integrados à arquitetura e bens artísticos móveis por serem todos representativos de uma mesma fase e formando um conjunto representativo, o que demonstra o valor artístico do bem. Foi possível executar a restauração da totalidade dos elementos de arte do interior da Igreja, bem como instalar luminotecnia e equipamentos de segurança.
A terceira e quarta etapas do restauro contaram com recursos na ordem de R$ 1.540.233,96 e R$ 506.613,62, respectivamente, através dos processos nº 01403.000129/2018-85 e nº 01403.000090/2020-11.