Notícias
IMA autoriza dragagem na lagoa para obra de urbanização da orla

Técnicos do Instituto do Meio Ambiente (IMA) estiveram esta semana em Coqueiro Seco para analisar a qualidade da água da Laguna Mundaú, que será dragada nos próximos dias.
A Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, fez todos os procedimentos legais e encaminhou ofício ao IMA, que confirmou a autorização para o início da dragagem.

“Graças ao empenho da prefeita Decele Damaso o projeto de urbanização da orla foi recuperado e, em breve, este município terá um novo marco em sua história. Coube a nossa secretaria montar um projeto justificando a necessidade de dragagem na laguna, para que o engordamento na área que será ampliada seja possível, contemplando todos os requisitos para que o serviço seja feito sem prejudicar a pesca, que é a principal fonte de renda para os pescadores”, explica o secretário Redson Cavalcante.

Mesmo com a autorização em mãos a prefeita Decele solicitou que o monitoramento da qualidade da água seja contínuo durante o período de dragagem. “Os trabalhos começam depois do carnaval, mas os técnicos já fizeram as primeiras amostras, para que o acompanhamento seja transparente durante o processo de retirada da areia e depois. Esse acompanhamento é determinante para que não haja nenhum risco de problema com a pesca”, destaca o secretário.
Os representantes da prefeitura também já entraram em contato com a Colônia de Pescadores, que ficará atualizada sobre a qualidade da água durante o processo de dragagem
A análise da água será feita pelo laboratório do IMA.
