Notícias
IDOSOS: Todo dia é dia de cuidar de quem já cuidou da gente

Que bom seria se nunca precisássemos utilizar o Disque 100. Mas, infelizmente, existem pessoas que, além de não respeitarem os mais velhos, esquecem que foram eles que cuidaram de nós.
15 de junho é o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. Neste ano o foco do alerta está para as violações dos direitos dos idosos durante a pandemia do novo coronavírus.
Em Coqueiro Seco a equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) tem acompanhado denúncias deste tipo de violência, que podem ser física, psicóloga, sexual, financeira, medicamentosa, de abandono e negligência. “Nosso objetivo é encaminhar aos órgãos da justiça cabíveis quando necessário. Garantir os direitos aos idosos e esclarecer aos familiares sobre o crime contra o idoso e suas consequências”, destaca Luísa Holanda, coordenadora do Creas.
O Estatuto do Idoso (Lei 10.741, de 2003) considera violência contra o idoso qualquer ação ou omissão que lhe cause morte, dano ou sofrimento físico ou psicológico. “É um dever nosso, cuidar de quem já cuidou da gente. Neste período de pandemia devemos redobrar os cuidados com nossos idosos, até porque eles possuem uma saúde mais fragilizada”, explica Célia Barros, secretária do Trabalho e Assistência Social.
“Temos que cuidar de todos. Afinal, somos iguais, mas a turma da melhor idade, da qual faço parte, precisa de mais atenção, carinho e reconhecimento. Também por isso nossa administração tem feito o possível para garantir os direitos e toda atenção necessária. Coqueiro Seco abraça essa causa”, afirma a prefeita Decele Damaso.
Se precisar denunciar, Disque 100 ou procure o CREAS