Dados atualizados: IBGE divulga informações atualizadas pelo Censo realizado em Coqueiro Seco

Prefeita Decele com os técnicos do IBGE, equipe de governo e vereadores, comemoram a atualização das informações do município

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) divulgou, nesta quinta-feira (17), o resultado do primeiro Teste Nacional do Censo Demográfico 2022, realizado em 27 cidades país. Em Alagoas, a cidade escolhida para receber a ação foi Coqueiro Seco.

O município alagoano foi um dos nove que foram totalmente recenseados. De acordo com o levantamento, a população da cidade aumentou de 5.526 para 5.627. Desse total, 2.874 mulheres (51.1%) e 2.753 homens (48.9%).

A população idosa, de 60 anos ou mais foi de 712 pessoas (12,7%). Os 12 recenseadores visitaram 2.491 endereços, sendo que 1.889 eram domicílios particulares permanentemente ocupados.

Das 1.849 entrevistas realizadas, 99.2% foram na modalidade presencial, 0,7% pela internet e 0,1% por telefone. Em apenas 2,1% dos domicílios de Coqueiro Seco não foi possível realizar a entrevista com os moradores, seja por dificuldades em encontrá-los ou por recusas.

Em todas as localidades dos testes foram aplicados o questionário básico (26 perguntas) e o da amostra (77 perguntas). "A equipe do IBGE realizou um trabalho brilhante. O município ofereceu todas as condições para que esse resultado apresentado tivesse o máximo de eficácia. Agora, com os números atualizados, temos uma ferramenta oficial que possibilitará que tenhamos ainda mais realizações certeiras e benefício da nossa gente", destacou a prefeita Decele Damaso.

Testes avaliam melhorias para o Censo 2022

Os pesquisadores avaliaram equipamentos, sistemas de coleta, questionários, o processo de capacitação, a captura das coordenadas de GPS e a abordagem à população em contextos regionais. A coleta dos dados começou em novembro de 2021 e se estendeu até fevereiro de 2022.

O Censo visitará os mais de 70 milhões de domicílios brasileiros a partir de 1º de agosto. É a primeira vez que o IBGE organiza um teste dessa proporção e divulga seus resultados em caráter experimental, para verificar a necessidade de melhorias técnicas e metodológicas a serem implementadas na operação definitiva.

“Realmente, o teste cumpriu seus principais objetivos, que foram mobilizar as equipes do IBGE nas unidades estaduais e testar os equipamentos e sistemas do Censo. Também verificamos a modalidade mista de coleta e os protocolos sanitários contra a Covid-19. Além disso, buscamos disseminar informações sobre a operação e sensibilizar a sociedade para que responda o Censo”, disse o responsável pelo projeto técnico do Censo Demográfico, Luciano Duarte.