Gratidão e diversão marcam o Chá dos Avós em Coqueiro Seco

Vovós se divertiram e ganharam o merecido reconhecimento

A sexta-feira foi de festa para as vovós coqueirenses. A data, tão especial, foi lembrada pelo pessoal do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), que montou uma programação pra lá de animada, com quitanda e chá à vontade.

Programação
No Dia Mundial dos Avós, o pessoal da Secretaria da Assistência Social aproveitou para presenteá-los com bonitas homenagens, como forma de agradecimento por toda a atenção e carinho recebido dos avós.

Além da quitanda, com diversos tipos de chás de ervas medicinais, feitos pelos próprios usuários, houve brincadeiras e momentos de reconhecimento e gratidão aos idosos. “Essa foi a segunda edição do evento voltado prioritariamente para o Grupo Melhor Idade do SCFV do CRAS. É preciso despertar nas novas gerações, e na sociedade Coqueirense, a necessidade de proteger e cuidar de forma humanizada da pessoa idosa, ofertando uma melhor qualidade de vida e garantindo seus direitos fundamentais”, diz a secretária Alessandra Costa.

Homenagem
O objetivo do Chá dos Avós foi homenagear e agradecer toda a consideração e carinho que os avós dão aos netos e pelo ensinamento passado aos mais novos. Costuma-se dizer que os avós são os "segundos pais”. Por isso, a programação contou com a participação das crianças e adolescentes do Serviço de Convivência do CRAS, também homenageados. “A proposta do evento foi fortalecer os vínculos social e familiar dos nossos usuários, principalmente entre os avós e crianças e adolescentes que participam do Serviço de Convivência, para que possamos garantir o respeito na família e na sociedade, hoje e nas próximas gerações”, explica Jadna Cavalcante, coordenadora do CRAS.

Origem do Dia dos Avós
O Dia Mundial dos Avós (também conhecido por Dia da Vovó no Brasil) é celebrado em 26 de julho em homenagem à Santa Ana e São Joaquim, os pais da Virgem Maria e, portanto, avós de Jesus Cristo, considerados os padroeiros de todos os avós pela Igreja Católica.

No dia 26 de julho de 1584, o Papa Gregório VIII, canonizou os avós de Jesus Cristo, por isso a escolha desta data para a celebração.