Gestantes e nutrizes de Coqueiro Seco recebem cestas nutricionais, enxovais e repelentes

Prefeita Decele fazendo a entrega das cestas nutricionais e kits de enxoval

As 35 gestantes e 23 nutrizes de Coqueiro Seco, que estão sendo acompanhadas pelas secretarias de Assistência Social e da Saúde, receberam cestas nutricionais e kits de enxoval. A alimentação também beneficia crianças de seis a 24 meses.

As cestas são certificadas pelo Inmetro e compostas por 14 itens fundamentais para combater a desnutrição de gestantes e recém-nascidos. Entre os itens estão aveia, proteína, cálcio e ferro.

A alimentação faz parte do Programa Estadual de Complementação Alimentar e Nutricional para Gestantes, Nutrizes e Crianças em Situação de Vulnerabilidade Social e Alimentar, coordenado pela Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades).

O recurso financeiro para aquisição é proveniente do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep).

Acompanhamento
As gestantes e nutrizes beneficiadas pelo programa recebem todo acompanhamento necessário, numa parceria entre as secretarias da Assistência Social e da Saúde de Coqueiro Seco, dentro do programa de auxílio natalidade.

No caso dos 15 kits de enxoval, o repasse é feito com recursos do município, para gestantes que fazem o pré-natal, com a acompanhamento da Secretaria de Saúde. Além do enxoval completo, com banheira, roupas e fraudas para os bebês, também foram entregues repelentes para gestantes. “Temos uma parceria muito boa com a equipe da Secretaria de Saúde, que é a porta de entrada para as mães e nutrizes. Antes do cadastro no programa elas vão até o posto de saúde, com toda documentação necessária, preenchem o formulário e são encaminhas ao CRA’s, que faz o cadastro e todo o acompanhamento”, explica a secretária Alessandra.

Atenção!
Para participar do programa de complementação alimentar é preciso que as mães estejam dentro dos critérios de situação de pobreza, de desnutrição e de segurança alimentar e nutricional.