Siga nossas redes sociais

Notícias

Em parceria com o Sebrae, Coqueiro Seco discute políticas públicas de desenvolvimento no Fórum de Secretários

Betânia Barros, Herbert Araújo e Redson Cavalcante representaram Coqueiro Seco  no Fórum
Betânia Barros, Herbert Araújo e Redson Cavalcante representaram Coqueiro Seco no Fórum

Com a participação de representantes de 10 municípios o Fórum de Secretários discutiu nesta segunda-feira, 21, os próximos avanços em políticas públicas e desenvolvimento econômico.

O encontro aconteceu na sede do Sebrae, com a presença de gestores de Maceió, Coqueiro Seco, Canapi, Rio Largo, Barra de Santo Antônio, Penedo, São José da Laje, União dos Palmares, Palmeira dos Índios e Messias.

Um ano atrás, os secretários e dirigentes elencaram as principais prioridades das regiões e com isso quais seriam as propostas de melhorias para cada local.

Os representantes destacaram as ações executadas pelo Sebrae nos municípios, como o Curso de Compras, que teve como objetivo incentivar os gestores, demonstrando a importância da aquisição de produtos e serviços em empreendimentos locais para contribuir com o desenvolvimento e crescimento das cidades.

De acordo com Juliana Vergetti, consultora responsável pelo Fórum, este encontro tem como objetivo organizar as ações e articulações, dentro do planejamento de cada município, para estimular o empreendedorismo, novos ambientes de negócios e trabalhar com os empresários locais, proporcionando capacitações.

A agricultura e o turismo foram as prioridades escolhidas pelos municípios, como base para um desenvolvimento das cidades de acordo com a peculiaridade de cada local. A acessibilidade e a agricultura familiar também foram debatidas e colocadas em pauta.

“Esse tipo de encontro é importante pela oportunidade da troca de ideias que se transformam em ações efetivas para a comunidade. Com o trabalho coletivo, proposto pela prefeita Decele Damaso, temos participado de cursos de capacitação e dos principais eventos, a exemplo da 1ª feira livre que aconteceu recentemente no município, numa parceria vitoriosa com o Iteral. Com o apoio do Sebrae temos batido recordes na Sala do Empreendedor e o comércio local está sendo preparado para gerar novas oportunidades de negócios e renda para os coqueirenses, em diversas áreas”, explica Betânia Barros, assessora especial da Secretaria do Turismo e coordenadora da Sala do Empreendedor.

A analista da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae em Alagoas, Tatiana Eigler, destaca que o Fórum de Secretários ocorre uma vez por mês, pois entende-se a necessidade das trocas de experiências e, especialmente, compartilhar as soluções de acordo com cada região. “O Sebrae desenvolve o papel de apoiar e articular esses momentos de discussão e alinhamento de prioridades com foco em contribuir com políticas públicas de apoio aos pequenos negócios nos municípios de Alagoas”, explica a analista.

A próxima reunião será no dia 18 de novembro.

mais notícias