Dia histórico: Parceria com o Estado garante R$ 7 milhões em obras para Coqueiro Seco

Entre o pacote de ações, está o programa Vida Nova nas Grotas que beneficiou mais de 500 moradores da Comunidade Alto do Céu, do bairro Cadoz, com investimento de R$ 1,4 milhão.

A prefeita Decele Damaso, o vice-prefeito Joel Bonfim e os vereadores que dão sustentação à gestão, receberam a comitiva do Governo do Estado, neste sábado, para a entrega de um pacote de obras importantes para toda a cidade de Coqueiro Seco.

A parceria com o Governo de Alagoas, que vem desde a gestão do Ministro dos Transportes Renan Filho, tem mudado o perfil socioeconômico da pequena cidade, que fica margeada pela Lagoa Mundau.

Decele Damaso agradeceu o pacote de ações e investimentos feitos na cidade e ressaltou o comprometimento de Paulo em cumprir as promessas. "Esses benefícios que chegam a Coqueiro Seco, através da parceira com Paulo Dantas, vêm dar um salto de qualidade de vida da nossa cidade e orquestrar o futuro de nossa população que é rica culturalmente", destacou.

O governador Paulo Dantas deu mais uma demonstração de que seu governo segue fortalecendo os municípios de Alagoas com investimentos e programas de desenvolvimento social e Coqueiro Seco foi mais uma das cidades contempladas com um pacote de ações, na ordem de R$ 7 milhões de recursos próprios nas áreas de educação, moradia e mobilidade urbana.

Entre o pacote de ações, está o programa Vida Nova nas Grotas que beneficiou mais de 500 moradores da Comunidade Alto do Céu  - Ascom Coqueiro
Entre o pacote de ações, está o programa Vida Nova nas Grotas que beneficiou mais de 500 moradores da Comunidade Alto do Céu - Ascom Coqueiro

"Trazer o Vida Nova nas Grotas para Coqueiro Seco faz parte do nosso trabalho de interiorização deste programa, dando dignidade e melhorando a autoestima dos moradores destas localidades deste município", enfatizou Paulo."Trazer o Vida Nova nas Grotas para Coqueiro Seco faz parte do nosso trabalho de interiorização deste programa, dando dignidade e melhorando a autoestima dos moradores destas localidades deste município", enfatizou Paulo.

Além da mobilidade urbana, a cidade foi contemplada com as inaugurações da Creche Cria Luiza de Souza, no bairro Brasília, que foi orçada em R$ 4 milhões, e das obras de reforma da Escola Estadual Cônego Amando Gusmão, no Centro, que recebeu R$ 1,3 milhão de investimento.

"A inauguração desta escola tem um papel fundamental para a vida dos mais de 335 alunos que aqui estudam. E além disso, esse equipamento é determinante para o futuro de Coqueiro Seco e consequentemente de Alagoas, porque através da educação nós construiremos uma sociedade mais igualitária e mais justa", ressaltou, agradecendo à direção, professores, alunos e aos funcionários da escola.

A diretora da escola Nádia Clemente agradeceu o empenho do Governo de Alagoas para revitalizar a unidade educacional. "Essa escola estadual tem um papel fundamental para o crescimento deste município, e essa nova estrutura vai ajudar muito mais no processo ensino-aprendizagem", ressaltou.

Representando o corpo discente da escola, a presidente do Grêmio Estudantil, Jacielly dos Santos, 17 anos, que sonha em ser pediatra, leu um cordel escrito por ela mesma para agradecer ao governador. "Muito obrigado mais uma vez, por nos dar tanta atenção. Neste momento único de reinauguração. Da escola estadual, Cônego Amando de Gusmão", recitou Jacielly, em um dos trechos do cordel.

Quanto à creche Cria, orçada em R$ 4 milhões, Paulo enfatizou a importância do equipamento para a erradicação do analfabetismo.

"A Cria tem a função de evitar que a criança chegue ao ensino infantil com problemas de aprendizagem. Além disso, o equipamento permite que a família da criança possa trabalhar, sabendo que seu filho estará em um local seguro, que tem amor, carinho, alimentação e toda uma estrutura lúdica para facilitar o aprendizado e desenvolvimento psicopedagógico", disse.

Após a entrega da creche, Paulo, o secretário especial de Estado e do Transporte e Desenvolvimento Urbano, Alcides Tenório, a prefeita de Coqueiro Seco, Decele Damaso, e o representante do Consórcio Metropolitano Vinícius de Oliveira assinaram a ordem de serviço para o início das obras de infraestrutura urbana, na ordem de R$ 300 mil, que beneficiará mais de cinco mil moradores da cidade, e faz parte do Programa Minha Cidade Linda.

"Com o Minha Cidade Linda, nós vamos entregar uma praça que servirá como uma área de lazer, passeio e ideal para bater um bom papo com os vizinhos e amigos, bem como terá uma academia ao ar livre, que contará com equipamentos de exercícios físicos", disse.

Presente às ações, a secretária-chefe de Estado do Gabinete Civil, Roseane Vasconcelos, destacou a importância da creche Cria e da escola estadual, bem como enalteceu o papel dos profissionais da educação que irão atuar nas unidades de ensino.

"É preciso registrar a importância dos profissionais que irão cuidar das crianças na creche Cria, contribuindo para o início da alfabetização, bem como vale destacar o desempenho de toda a comunidade escolar e, principalmente do corpo docente do Cônego Amando de Gusmão que mantiveram o ensino durante a pandemia", disse.

O secretário do Estado de Educação, Marcius Beltrão, ressaltou a parceria com a secretária de Estado da Primeira Infância, Paula Dantas, para o funcionamento da creche Cria, e disse estudar e ideia de transformar a escola estadual Cônego Amando Gusmão em tempo integral.

Aqui na creche Cria, as crianças irão aprender a escrever e desenhar desde a tenra idade e assim terão a oportunidade de chegar bem mais preparadas na Educação Infantil-1, A Secretaria de Educação constrói as creches, mas quem monitora e dá o suporte junto com os municípios é a Secretaria da Infância com Paula Dantas", disse.