Coqueiro sedia 3ª reunião da Comissão Regional de Estatística da Agricultura

Reunião contou com secretários municipais e empresários

O secretário Douglas Almeida, da Agricultura, Pesca e Aquicultura, recebeu os colegas secretários dos municípios de Santa Luzia do Norte e Satuba e empresários do ramo do agronegócio, para a 3ª Reunião do trimestre, da Comissão Regional de Estatística da Agricultura (Corea).

Eles atualizaram os dados que serão enviados para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “As reuniões são fundamentais porque oficializamos, junto ao IBGE, as informações do que está sendo feito na agricultura dos três municípios”, explica Douglas.

Recorde de plantação
O IBGE já constatou e oficializou os números recordes alcançados pela Secretaria de Agricultura de Coqueiro Seco, sobre o plantio de macaxeira e mandioca. “Quando esta administração assumiu, em janeiro de 2017, o município tinha 12 hectares dedicados à macaxeira e mandioca. Em menos de dois anos aumentamos para 27 hectares e não avançamos mais porque o município está cercado por duas Áreas de Proteção Ambiental (APAs Catolé e Santa Rita) e temos pouco espaço livre para o plantio”, alerta o secretário.

Douglas Almeida explica que, dos 40km2 de extensão do município, apenas 10% da área estaria disponível para novos plantios. “O problema é que desses 10% tem uma área de cana de açúcar, outra com o coco castanho, que é o coco seco para a indústria e praticamente toda área plana foi comercializada com o setor imobiliário”, explica Douglas.