Coqueiro Seco participa de reunião com os conselhos municipais da Assistência Social

Edjane Aragão, Genilton Santos e Ana Carolina representaram Coqueiro

Representantes de 92 municípios alagoanos participaram, esta semana, de uma reunião promovida pelo Conselho Estadual de Assistência Social, com os conselhos municipais.

O encontro aconteceu na cidade de Limoeiro de Anadia e discutiu os ‘Desafios da Gestão Democrática e o Controle do Sistema Único da Assistência Social (Suas), nos dias atuais. “Um dos assuntos mais discutidos diz respeito à necessidade dos conselhos em ouvir os anseios da comunidade. Também falamos dos parâmetros para a criação de uma nova cultura na condução da Política Pública de Assistência Social, com os conselhos ganhando expressão no processo de controle social, colaborando para que a gestão permita à sociedade organizada intervir nas políticas públicas, interagindo com o Estado para a definição de prioridades”, explica a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Coqueiro Seco, Edjane Aragão, que participou do encontro ao lado dos conselheiros Genilton Santos e Ana Carolina.

Proximidade com as famílias
Antes do encontro estadual o Conselho coqueirense já havia definido a elaboração do Plano de Ação do município. “Com a agenda de ações em dia, graças à interlocução com a equipe comandada pela secretária Alessandra Costa, já havíamos definido, em reunião interna, que o nosso conselho terá uma sala fora da estrutura da secretaria, justamente para aproximar as ações e o atendimento às famílias”, destaca Edjane.

Próximo encontro
Ainda este ano os conselheiros de todos os municípios de Alagoas voltarão a se reunir. O encontro será da cidade de Piranhas, com a participação de conselheiros federais. “Nesta reunião de Piranhas vamos debater vários temas voltados para o fortalecimento da relação entre o poder público e a população”, diz Edjane Aragão.