Coqueiro Seco inova na saúde com projeto voltado para atender quem trabalha à noite

Atendimento acontece a cada 15 dias, sempre às quintas-feiras, das 17h às 21h

Referência na saúde pública em Alagoas, Coqueiro Seco lança um projeto inovador para atender pessoas que trabalham durante o dia e não têm condições de fazerem consultas e exames pela manhã e tarde. "Saúde para todos é um dos nossos lemas de gestão, que agora transformamos em programa para atender a todos", afirma a prefeita Decele Damaso.

Para não deixar que nenhum coqueirense fique sem atendimento foi lançado no dia 15 deste mês o programa Por Você: Promovendo a Saúde do Trabalhador Municipal. Assim, a cada 15 dias, sempre às quintas-feiras, profissionais da saúde atuam, também, das 17h às 21h. "Essa ação foi pensada e criada com todo carinho para as pessoas que não podem, por conta de suas atividades durante o dia, procurar nossas unidades para realizarem exames e consultas. Desta forma conseguiremos atender a todos com 100% dos serviços que o município oferece”, destaca Aline Toledo, secretária municipal de Saúde e diretora do Cosems.

Diretoria do Cosems prestigiou o lançamento do Por Você

O lançamento contou com a presença do presidente do Cosems-AL e secretário da Saúde de Jundiá, Rodrigo Buarque, que destacou a inovação do projeto, que está aberto ao trabalhador não apenas da saúde, mas de outras áreas e será uma oportunidade de quem trabalha poder cuidar da saúde no turno da noite. “A ação vai trabalhar a prevenção, que é também o papel da Atenção Primária. Esta estratégia evita o adoecimento das pessoas, já que a população ativa não se cuida porque não quer faltar ao trabalho e desenvolve doenças que poderiam ser descobertas na fase inicial delas”.

Com o projeto a população conta com médico, enfermeiro, dentista, psicólogo, assistente social e nutricionista, além de teste rápido, citologia, vacina de rotina para o adulto e contra à Covid-19. A ideia inspira outros municípios a cada vez mais facilitar o acesso do usuário do SUS aos serviços de Saúde, disse André Moraes, diretor do Cosems e gestor da Saúde no Pilar, que também prestigiou o lançamento do Por Você. TRABALHADOR COQUEIRENSE, procure seu agente de saúde e realize sua marcação.