Notícias
Coqueiro Seco ganha cooperativa para gerar renda e defender o meio ambiente através da coleta de resíduos

O lixo será luxo, em Coqueiro Seco. Para isso a gestão Decele Damaso, através da Secretaria do Meio Ambiente, está apoiando a criação da Cooperativa dos Catadores de Resíduos de Coqueiro Seco (CoopCoq).
Nesta terça-feira, 19, os 15 cooperados se reuniram em assembleia para definir os últimos detalhes da formalização da cooperativa, que funcionará num galpão adequado para o serviço de separação dos resíduos. Os cooperados trabalharão com todos os EPIs e os seus direitos garantidos por lei.
"O projeto vai atender todas as necessidades dos cooperados. Será um espaço amplo e bem arejado", explica a arquiteta Aurélia Calado.

Com a formação da cooperativa a Prefeitura iniciará a coleta seletiva na cidade, dando destino correto aos resíduos sólidos recicláveis, gerando renda e colaborando para que o material reciclável não seja descartado no meio ambiente.
"É obrigação do município desenvolver a coleta seletiva e dar a destinação adequada aos resíduos. Com a cooperativa formada esses resíduos gerarão renda para os próprios munícipes favorecendo, também, o desenvolvimento da economia local", destaca a Bióloga Núbia Lima.
Capacitação e conscientização
A previsão é que a cooperativa comece a funcionar em março. Até lá, a parceria com a Secretaria do Meio Ambiente vai possibilitar a qualificação dos cooperados e atividades ambientais de conscientização nas escolas, e na comunidade, para preparar a população sobre o uso consciente do descarte.