Caminho Laguna Mar: Turistas de 7 estados, Distrito Federal e da Argentina conhecem as belezas de Coqueiro Seco

Se caminhar faz bem à saúde, imagina com a companhia de pessoas que você nunca viu antes, mas que estão no mesmo lugar e com o mesmo propósito de conhecer a história de lugares interessantes.

Foi com esse sentimento que 23 pessoas de Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Distrito Federal e da Argentina participaram, nesta semana, do projeto Caminho Laguna Mar, que iniciou a caminhada de cinco dias por Santa Luzia do Norte, passando por Coqueiro Seco, Marechal Deodoro e Barra de São Miguel.

A rota foi criada em 2008, margeando as lagoas Mundau e Manguaba. “O Caminho Laguna Mar acontece duas vezes por ano. Recebemos caminhantes de todas as partes do Brasil e de países como França, Alemanha, Espanha e Argentina. Desde 2017, com a gestão da prefeita Decele Damaso, o município oferece um receptivo para eles. Por outro lado os caminhantes, numa ação de incentivo à educação, premiam estudantes da rede municipal que se destacam em suas escolas. É turismo, é conhecimento, mas é, também, uma ação extraordinária de intercâmbio entre culturas diferentes. Em nome da nossa prefeita, que estava em Brasília, participando da Marcha Nacional dos prefeitos, agradeço a confiança da Vera Lucia Castro e Gisele Pitta, que organizam a caminhada”, explica Betânia Barros, secretária municipal do Turismo.

Em Coqueiro os caminhantes conheceram as belezas do Cadoz, que tem uma culinária à base de peixes, mariscos e crustáceos que dá água na boca.

Caminhantes deliciaram um café da manhã regado a frutas, sucos e bolos da região

Sempre acompanhados pela filarmônica Professor Francisco Pedrosa, presentearam estudantes destaques da rede municipal e conheceram pontos turísticos e se encantaram com a riqueza cultural e artística local.

Estudantes da Escola de Educação Básica Mércia Silvana de Almeida apresentaram uma peça teatral aos caminhantes e receberam livros e brindes dos caminhantes