Notícias
Boleiras de Coqueiro Seco participam de capacitação, através de parceria com Ifal e Embrapa

As boleiras coqueirenses participaram nesta terça-feira trinta, 30, em Santa Luzia do Norte, de mais uma capacitação pelo projeto Boleiras das Alagoas, numa parceria com o Ifal e a Embrapa. O curso foi ministrado pelo professor Fábio Francisco Castilho, que capacitou sobre o tema: "Resgate histórico de receitas de bolos e do ofício de boleiras".
As boleiras de Santa Luzia e de Coqueiro Seco são pioneiras no Estado. O projeto, que tem a missão de contemplar boleiras de Alagoas, foi idealizado pelo técnico Herbert Santos, que faz parte da Secretaria de Turismo coqueirense. “O projeto piloto aconteceu em Coqueiro e conseguimos atrair parceiros para que a qualificação seja disponibilizada para todos”, explica Betânia Barros, secretária de Turismo de Coqueiro.

História
O poeta Pedão, secretário de Turismo de Santa Luiza, destaca que a arte nasceu através das mãos dos escravos que, ao fugirem de suas senzalas, formaram um quilombo em terra de Santa Luzia. “Vale ressaltar que o prefeito Márcio Lima, de Santa Luzia, e Decele Damaso, de Coqueiro Seco, tem dado todo apoio para que essa capacitação acontecesse”.
O curso vai até Janeiro de 2023, com a formatura das boleiras participantes.