Siga nossas redes sociais

Notícias

Biólogas do IMA ensinam mulheres coqueirenses a produzir sabão ecológico com óleo de cozinha

Em mais uma ação de parceria, o Instituto do Meio Ambiente (IMA) esteve nesta quinta-feira, em Coqueiro Seco, para ensinar mulheres coqueirenses a produzirem sabão ecológico com óleo já utilizado e que seria jogado fora.

O óleo de cozinha, para quem não sabe, está entre os principais poluidores do mundo. Em um comparativo básico pode se dizer que um litro de óleo tem capacidade para poluir 100 litros de água. Agora, imagine isso multiplicado por várias casas

Parceria
Para evitar desperdício e poluição e ainda promover uma renda extra, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano, Pesca e Agricultura solicitou do IMA o envio de especialistas na produção do sabão ecológico. Já a Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos, Trabalho, Mulher e Cidadania fez a divulgação e seleção das mulheres. “Os benefícios dessa parceria vão desde a conscientização, a diminuição de óleo descartado no solo, até a comercialização do sabão ecológico. Ou seja: o que seria um problema e prejuízo para o meio ambiente se transforma em economia para as produtoras e ainda uma renda extra com a comercialização”, explica a bióloga Núbia Lima.

O projeto, que deve ser estendido para outras dias, busca conscientizar a população e diminuir a quantidade de óleo descartado no meio ambiente. Outro detalhe importante é que o sabão ecológico além de superar a qualidade do material produzido nas indústrias comuns, não agride a pele e não contém produtos químicos como os industrializados.

“O produto é 100% biodegradável e ao se decompor em água corrente perde as propriedades químicas nocivas ao meio ambiente”, destaca a bióloga Mirela Cavalcanti, enviada pelo IMA para coordenar a oficina.

A capacitação aconteceu no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), mas a partir de agora as mulheres já capacitadas podem produzir o sabão nas suas próprias residências. “As equipes da Assistência Social vão estar sempre de prontidão para ações em parceria, que têm sido fundamentais para cada conquista em benefício da população”, destaca a secretária Célia Barros.

mais notícias