Siga nossas redes sociais

Notícias

Assistência Social faz debate para conscientizar idosos sobre casos de violência

Prefeita Decele falou sobre os direitos e deveres dos idosos
Prefeita Decele falou sobre os direitos e deveres dos idosos

Numa ação de parceria, envolvendo as equipes do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), um grupo de 56 idosos recebeu informações e orientações, como parte da programação Dia Mundial da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa.

O evento contou com a presença da prefeita Decele Damaso, que fez um relato de sua experiência como gestora, quando atuou como educadora, e em trabalhos voltados para a terceira idade.

Estudos indicam que até 2050 haverá duas vezes mais idosos do que crianças no País. É preciso garantir um envelhecimento digno e pleno.

Descontração
Os idosos também participaram de dinâmica de grupo, receberam brindes e festejaram o bom momento com um farto lanche, em reconhecimento pelo trabalho das equipes da Secretaria do Trabalho e Assistência Social. "Precisamos trabalhar as novas gerações, e a sociedade em geral, sobre a importância de combater toda e qualquer forma de violência contra a Pessoa Idosa garantindo, assim, seus direitos fundamentais. Todo dia é dia de cuidar e proteger nossos idosos", explica a secretária Alessandra Costa.

Tipos de violência contra idosos
Os maus-tratos físicos e psicológicos, coação, exploração econômica, negligência e restrição de liberdade estão entre as causas mais registradas.

Uma das ocorrências que têm chamado a atenção é o número de casos de idosos agredidos por quem deveria cuidá-los. Essas violações acontecem, geralmente, com idosos dependentes de cuidados especiais, que não têm mobilidade, que estão enfermos ou perderam as forças para lutar.

Conquista
Foi aí que, em 2006, foi criado em 2006 o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. Uma iniciativa da Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa e da Organização das Nações Unidas, com o objetivo de criar uma consciência social e política da existência desse tipo de violência.

A pessoa idosa merece ser bem tratada, e isso não pode e nem deve ser encarado como um simples favor, mas como dever de todos.

Galeria de Fotos
mais notícias