Siga nossas redes sociais

Notícias

Ao som de Asa Branca e Ave Maria, ministro do Turismo reabre a Igreja de Nossa Senhora Mãe dos Homens

Sanfoneiro, ministro Gilson Neto emocionou ao tocar e cantar Ave Maria e Asa Branca, de Luiz Gonzaga
Sanfoneiro, ministro Gilson Neto emocionou ao tocar e cantar Ave Maria e Asa Branca, de Luiz Gonzaga

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, reabriu a Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe dos Homens. Numa solenidade histórica, a única em Alagoas no estilo Barroco Rococó e 8º Patrimônio Isolado Tombado no Estado recebeu investimentos na ordem de R$ 2,9 milhões, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), autarquia federal vinculada à Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, para concluir as duas últimas etapas do processo de restauração.

"A igreja é um bem patrimonial, um bem cultural, que reforça a fé Católica. A gente sabe que Coqueiro Seco é um município que tem uma comunidade católica muito atuante, muito forte, e a igreja foi entregue hoje completamente restaurada. Não podemos deixar de ressaltar todo o apoio e todo o empenho do senador Collor, do governo Bolsonaro, do ministro do Turismo. O senador Collor tem sido um parceiro muito forte em toda as ações relativas ao patrimônio em Alagoas. E muito em breve, em maio, estaremos entregando a Igreja dos Martírios", afirmou Melissa Mota, superintendente do Iphan em Alagoas.

Os trabalhos contemplaram a recuperação de elementos artísticos que compõem o acervo da Igreja, como imagens, azulejos portugueses, altares e tribunas, além de novo forro da sacristia e do altar-mor. Também foi implantado sistema de segurança e pânico e instaladas salas de aula no segundo piso, com nova iluminação.

Durante a cerimônia de entrega, o ministro Gilson Machado Neto, ressaltou o potencial turístico da cidade e da região. “Coqueiro Seco é uma cidade maravilhosa. E, do outro lado, você está vendo Maceió, também belíssima e que detém uma das maiores ocupações hoteleiras do Nordeste, diga-se de passagem”, disse. “O turismo tem sim condição de ser tão importante na matriz econômica do nosso país quanto o agronegócio”, acrescentou o ministro.

A obra contou com o apoio do então ministro do Turismo, o deputado federal Marx Beltrão e do senador Fernando Collor. "É muito gratificante ver mais essa obra sendo realizada em favor da fé cristã. Essa igreja, que estava inteiramente destruída, esses altares, essas imagens, foram todas restauradas com muito carinho, com muito cuidado, graças ao afinco daqueles que fazem o Iphan, que tem à frente a Melissa aqui em Alagoas, a Larissa [presidente] e todos os seus técnicos. Isso é uma beleza, para quem tinha visto o estado em que se encontrava a Igreja Matriz de Nossa Senhora Mãe dos Homens, ver isso agora é quase um milagre. O padre Daniel pode atestar isso que eu estou dizendo, bem como o diácono André. Hoje, nós estamos aqui graças ao apoio do presidente Jair Bolsonaro, que não tem medido esforços, junto com o ministro Gilson Machado, para mandar a Alagoas os recursos necessários, não só para a área do Turismo, mas para a área da Infraestrutura, do Desenvolvimento Econômico e de obras, de um modo geral. Todos nós estamos vendo isso no dia a dia, com a evolução de tudo o que está sendo entregue por vários ministros", afirmou o senador.

"Temos que agradecer ao senador Fernando Collor pela sua visão de investir no turismo religioso. Eu, que fui ministro do turismo, sei o quanto é importante a gente ter investimentos como esse. Investimento que se faz na casa de Deus é feito realmente por alguém que gosta do povo, porque abaixo de Deus está o povo. E quem faz um gesto desse com o povo, está fazendo um gesto com Deus, e vice-versa. Parabéns, senador Fernando Collor, por ter investido, junto com o presidente Bolsonaro, e trazido os recursos aqui para Coqueiro Seco", afirmou Marx Beltrão.

O projeto de restauro foi iniciado em 2010, mas não houve avanço por conta da falta de projeto técnico e acompanhamento do município. Foi retomado na gestão da prefeita Decele Damaso, que esteve em Brasília para confirmar o interesse em retomar e concluir o projeto. “É um momento de gratidão. A conclusão das duas últimas etapas e a reabertura da Igreja à comunidade católica confirmam o respeito que a gestão liderada pela prefeita Decele Damaso tem com sua gente”, destacou a secretária Municipal de Cultura, Jô Rodrigues.

A construção do templo se iniciou em 1790, por iniciativa do padre Bernardo José Cabral, que ergueu a igreja em terreno doado por José Carlos Marinho e Teresa Maria de Jesus. “Ah, se essas paredes falassem. Que seja memorável nossa gratidão a esse povo aguerrido, que não foge à luta. ”, disse o Padre Daniel.

A prefeita Decele Damaso, que se recupera de um procedimento cirúrgico, foi representada pelo vice-prefeito Joel Bonfim.

mais notícias