Siga nossas redes sociais

Notícias

Agosto Cultural resgata as tradições e preserva os valores coqueirenses

Após 14 dias de intensa programação, a festa de encerramento do projeto Agosto Cultural confirmou todas as expectativas e encantou pelo entusiasmo e determinação dos personagens que mantêm vivos os valores e preservam a memória cultural coqueirense.

O que se viu durante todos os dias de apresentações e oficinas foi fruto do trabalho de dezenas de servidores e colaboradores das secretarias de Cultura, Educação, Saúde e Trabalho e Assistência Social.

O Agosto Cultural, que está apenas na 2ª edição, já faz parte do calendário de eventos do município e certamente será a principal ferramenta para que a arte e os artistas sejam valorizados.

Por recomendação da prefeita Decele Damaso, todas as apresentações dos grupos folclóricos e as oficinas, com Mestres da Cultura Popular, aconteceram nas escolas, unidades de saúde, no Centro de Referência Social e em espaços públicos. “Como coqueirense, apaixonado pela minha cidade, sinto-me muito à vontade para dizer que Coqueiro Seco passa por uma verdadeira revolução. Fico muito mais orgulhoso porque tudo passa pelo cuidar dos nossos valores, das nossas tradições e com o olhar focado na nova geração”, festeja Nayran Lima, assessor Municipal de Cultura.

Encerramento
O palco da festa foi o Ginásio de Esportes Zé Duda. Nas arquibancadas os coqueirenses aplaudiram as apresentações da Banda Filarmônica Professor Francisco Pedrosa, do Grupo Ciranda de Histórias, o Grupo de Taieira Nair da Bertina, de São Miguel dos Campos, o Grupo de Taieira infantil da Escola Municipal Maria Antônia Reis, além de contação de histórias dos folguedos alagoano e apresentações culturais das escolas da rede municipal, o Grupo Meu Coqueiro Tem, apresentação do Pastoril Mensageiros de Fátima e apresentação do Pastoril Infantil Nossa Senhora Mãe dos Homens.

Homenagens
A Mestra Luzia Simões (In memoriam) foi lembrada e tem seu legado reconhecido e valorizado. A partir de agora a coqueirense Lucimar Alves da Costa (Pastoril, Chegança e Baianas, Mestra de Coqueiro Seco) entra para a seleta galeria dos imortais da cultura. Ela e José Francisco Ferreira de Moraes (Deda poeta de Viçosa) foram diplomados Mestres do Patrimônio Vivo do Estado de Alagoas.

Parceria do projeto
Foram parceiros do projeto Agosto Cultural em Coqueiro Seco - AL, 2018, a Secretaria de Estado da Cultura, a Associação Musical Professor Francisco Pedrosa e os Folguedos Populares de Coqueiro e o grupo Meu Coqueiro Tem.


Agradecimentos
Prestigiaram a festa de encerramento do projeto Agosto Cultural, a secretária de Estado da Cultura, Melina Freitas, a superintendente da Secretaria de Estado da Cultura, Perolina Lyra, Mestra Ana Paula Lins, da Taieira Nair da Bertina, de São Miguel dos Campos, o secretário Municipal da Cultura de São Miguel dos Campos, Leonel Cavalcante, o diretor da Casa de Cultura e Museu de São Miguel dos Campos, Roniekson Pereira de Souza, os vereadores coqueirenses Carlos Soares, João Imbuzeiro, Nego Val e Bel do Óleo, todo secretariado e líderes das secretarias municipais de Coqueiro Seco.

Em Coqueiro, todo dia é dia de cultura.

Galeria de Fotos
mais notícias