Notícias
Ações do Dezembro Vermelho orientam pescadores e marisqueiras

Com o objetivo de sensibilizar a população sobre a prevenção e o tratamento precoce contra o HIV, a Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), uma ação integrada entre as secretarias de Saúde e do Trabalho e Assistência Social movimentou Coqueiro Seco esta semana, dando sequência à programação do Dezembro Vermelho. A parceria também beneficiou a Colônia Z3, orientando pescadores e marisqueiras.
AS AÇÕES
Para atender um público bem diversificado a programação contou com o reforço de todas as equipes das duas secretarias.
Para as ações na Colônia Z3, a equipe da Vigilância Sanitária, representada por Elke Malú, Ivanilda de Oliveira e Mário Carvalho deu continuidade às ações do Programa Saúde em Movimento, trabalhando com orientações sobre manuseio, conservação e armazenamento do pescado.

No CIAP, a integração contou com palestras, distribuição de kits, vídeo sobre o uso do preservativo e atendimento. Foram realizados 80 testes rápido de HIV, Sífilis, Hepatite “B” e “C”, 40 aferições de pressão arterial e 40 doses de vacina contra tétano e difteria, adequada para adultos.

A equipe da Vigilância em Saúde foi representada pela coordenadora Clarissa Roque, que falou sobre a importância do tratamento, quando identificado a existência de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), cujo tratamento é custeado pelo SUS.
Wadjane Resende, coordenadora da Atenção Básica, falou da importância de procurar os serviços de saúde com periodicidade, destacando que uma das prioridades da administração Decele Damaso é disponibilizar os serviços nas unidades de saúde. Ela também destacou que a integração entre os profissionais e usuários tem que ser continua.

Ao lado das coordenadoras Jadna Cavalcante, do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Luiza Holanda, do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), de Monica Lecy, coordenadora do Bolsa Família, a secretária Alessandra Costa fez uma explanação alertando sobre a importância da comunidade manter as informações atualizadas, de como conseguir os benefícios do INSS e aposentadoria e como funcionam os encaminhamentos. “Se a população estiver bem informada a estrutura do município vai estar presente, atuando com orientações e prevenção”, destacou a secretária.

Com o apoio da equipe de saúde, representada pela enfermeira Marli Vieira, e as técnicas de enfermagem Gerdiane e Tamires, a secretária Lidiane Lopes falou sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e cobrou a participação da população, na busca por informações e atendimento.
“Enfatizamos que o momento foi dedicado para eles. Que a intenção é sensibilizá-los da importância da assistência, de procurar os serviços de saúde, principalmente os homens. Estamos conseguindo levar as informações e serviços de uma maneira simples, mas muito eficaz, focada nas ações de promoção e prevenção. Um dos grandes momentos foi sentir a participação das pessoas”, destaca Lidiane, destacando que a próxima ação será para beneficiar a comunidade do Cadoz.

As ações e palestras do Novembro Vermelho são desenvolvidas pela equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), coordenada por Ana Paula dos Santos.